terça-feira, 3 de março de 2015

Sobre o projeto

Enquadramento

Como devem imaginar para que um carro possa ter uma condução assistida e navegação autónomo é absolutamente vital detetar a estrada e seus agentes no meio que o rodeia para que se possa fazer um planeamento de trajetória antecipado. Para fazer essa detecção recorre-se preferencialmente a técnicas como LIDAR, RADAR e sistemas de visão. Tendo como interesse especial a utilização de visão e LIDAR uma vez que se complementam, levando à obtenção de precisões mais elevada.

Equipamento a usar

O equipamento que irei usar irá ser um sensor de longo alcance LIDAR, que embora tenha um campo de visão mais restrito que os de curto alcance, possibilita a detecção e obstáculos mais precocemente. Onde combinado com um sensor de curto alcance pode ser um procedimento que permite confirmar a relevância de uma grande série de alvos de um campo de vista mais amplo. Podendo mais tarde servir de filtro reduzindo o procura nas câmaras. 
Sensor SICK LD-MRS 400001
Características sensor laser:
  • Classe do laser: 1;
  • Campo de visão: 110º;
  • Frequência: 12,5 Hz/25 Hz/50 Hz;
  • Resolução angular: 0.125º/0.25º/0.5º;
  • Alcance operacional: 0.5m … 250 m;
  •  Alcance máximo com 10% de reflecção: 50 m;
  • Quantidade de ecos avaliados: 3.

     Objetivos principais

  • Instalação do novo hardware no ATLASCAR – sensor LIDAR de longo alcance.
  • Desenvolvimento de um módulo para fundir o sensor de longo alcance LIDAR com os sensores de curto alcance já existentes, e criar um mapa do espaço livre e obstáculos mais robusto e suas propriedades estáticas e dinâmicas (distância, dimensões e velocidade).
  • Desenvolvimento de um módulo que use mapas de distância (completo ou parcial) para selecionar que partes da imagem são suscetíveis de ser processadas de forma prioritária devido à sua potencial relevância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário